SEMPR Amigos Notícias

Descarte Amigo

Associação SEMPR Amigos lança campanha sobre descarte correto de agulhas usadas no tratamento e monitoramento domiciliar do diabetes e outras doenças.

Na manhã de 2 de dezembro a Associação SEMPR Amigos, com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Endocrinologia Regional Paraná (SBEM-PR), Associação Paranaense de Hepatologia (APH) e Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), lançou a campanha pública “Descarte Amigo - Agulha no lixo é um perigo”.

A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os cuidados necessários para descartar agulhas usadas no tratamento e monitoramento do diabetes e outras patologias. O destino inadequado desse material pode causar, além de ferimentos acidentais, a propagação de doenças infecciosas como Hepatite B, Hepatite C e AIDS, colocando em risco tanto quem convive com pessoas que usam medicamentos injetáveis, como os trabalhadores (formais e informais) que coletam ou manipulam o lixo gerado em domicílio.

Esta é uma campanha permanente, que terá a participação ativa de todas as entidades envolvidas, com a elaboração de novos conteúdos que serão divulgados regularmente, com informações pertinentes ao assunto.

Material de apoio: etiquetas explicativas de como fazer o descarte correto serão coladas nas receitas dos pacientes que fazem uso de medicamentos injetáveis. Além disso, serão distribuídos folders e expostos banners informativos em locais e momentos estratégicos.  

A solenidade, realizada na sede da Associação SEMPR Amigos, contou com a presença da Dra Silmara Leite, representando a Sociedade Brasileira de Diabetes, e da Dra Maria Augusta Karas Zella, representando a SBEM-Pr.

Compareceu ainda à solenidade o Deputado Estadual Dr Batista, Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Paraná, que, após sugestão do tema proposto pela Associação SEMPR Amigos em reunião realizada na Assembléia Legislativa em novembro de 2019, redigiu um Projeto de Lei para instituir uma semana de conscientização do descarte correto do lixo gerado no tratamento do diabetes e outras doenças, a ser realizada anualmente no mês de março.


Daniele C. Tokars Zaninelli Presidente da Associação SEMPR Amigos.

SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA
Hospital de Clínicas da Universidade do Paraná

Avenida Agostinho Leão Junior, 285 - Alto da Glória CEP 80030-110, Curitiba-PR |Telefone: (41) 2141-1730 | Fax: (41) 2141-1734

DOHMS