SEMPR Amigos Entrevistas

Sociedade Brasileira de Diabetes:
Campanha orienta sobre descarte correto de agulhas, após aplicação de medicamentos injetáveis

Na última semana, teve início a campanha Descarte Amigo que visa orientar e conscientizar a população sobre o correto descarte de agulhas e demais itens ligados ao manejo de medicamentos injetáveis. A campanha é realizada pela Associação Sempre Amigos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes e outras instituições. A iniciativa destina-se, majoritariamente, a pacientes com diabetes. Hoje, no Brasil, dentre as mais de 16 milhões de pessoas que convivem com a doença, pelo menos, 1 milhão faz uso diário de agulhas para aplicação de insulina e controle de glicemia.

Segundo a presidente da Assoc. Sempre Amigos, a endocrinologista Dra. Daniele Zaninelli, os novos pacientes são os que mais se descuidam no descarte de agulhas. “É comum, nas primeiras consultas, ao perguntarmos sobre a relação com a medicação, cerca de 50% revelar o lixo tradicional ou reciclável como principal destino dos materiais utilizados. Às vezes, embrulham as seringas em papel, noutras colocam dentro de garrafas pet ou de vidro. Há ainda quem jogue no vaso sanitário”.

A médica explica que, além de poluir o ambiente, o descarte incorreto de materiais ou resíduos injetáveis expõe vasta gama de trabalhadores a ferimentos e infecções. De acordo com ela, é grande o risco de contaminação por hepatite, HIV e outras doenças. O modo certo de descartar agulhas e outros objetos perfurantes é por meio de embalagem específica. Na sequência, o material deve ser destinado a postos de saúde ou outras unidades médicas para sua devida destinação.

Em caso de ferimentos com agulhas e outros objetos perfurantes, indica-se a busca por atendimento médico imediato a fim de investigar a presença de algum agente infeccioso e fazer os procedimentos de acompanhamento e prevenção de doenças – como exame imunoglobulina e profilaxia antirretroviral após exposição ao HIV.


Imagem ilustrativa Facebook SBD


Publicado no site SBD em 10 de dezembro de 2019

SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA
Hospital de Clínicas da Universidade do Paraná

Avenida Agostinho Leão Junior, 285 - Alto da Glória CEP 80030-110, Curitiba-PR |Telefone: (41) 2141-1730 | Fax: (41) 2141-1734

DOHMS